O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação
 
Prefeito(a)
Edmar Cassalho Moreira Dias

Partido:PMDB
Mensagem do Prefeito

Camanducaia apresenta-lhe suas belezas e atrativos turístico, industrial e agrícola. Trata-se de município com características peculiares onde a história faz parte do cotidiano da população. Um olhar nas construções que ainda restam retratam a cultura e a sua importância no cenário nacional.

Com os anos outros valores foram crescendo e passamos agora falar dos encantos dos seus 542 km2 de área territorial.

Inicialmente temos  o Distrito de Monte Verde  que é o mais romântico dos destinos turísticos do País. Com opções em hospedagem, culinária e lazer, prontos para atender aos gostos mais exigentes.   Monte Verde oferece aos visitantes entretenimentos  que partem de um passeio a cavalo, passa pelos locais destinados às práticas esportivas, inclusive os radicais e termina se transformando na Capital Nacional dos Quadriciclos.         

Ao visitar Monte Verde você se depara com a dádiva divina que resplandece diante de um relevo magnífico, onde os riachos cortam as serras cobertas por matas nativas e locais ainda intocáveis pelo homem. Poucos lugares oferecem um cenário paradisíaco, mas a Jóia da Mantiqueira vai além quando dispõe de uma população carinhosa e bem receptiva.

As belezas de Monte Verde são apresentadas em detalhes  e a cada passo do visitante. Portanto, aconselhamos nunca reduzir a sua estadia para não perder a oportunidade de conhecer outros locais adjacentes que também encantam. Bairros como o Monte Azul, Bom Jardim,  Jaguary de Cima e Jaguary de Baixo justificam uma visita com os passeios de 4x4. Lugares estes onde o turista encontra paisagens bucólicas, restaurantes com comidas típicas, fazenda centenária acolhedora e rios onde se podem pescar ou praticar  raffit.

Para os amantes dos fatos pitorescos vale a pena conhecer São Mateus de Minas. A vila ainda mantém viva a paisagem da época da história quando um cidadão incorporou a figura de cristo, montou a “via crucis” e só não consumou a crucificação por ação da polícia. O ocorrido foi matéria do jornalista David Nasser na revista “O Cruzeiro”.

No campo econômico o Município oferece aos investidores o Distrito Industrial, com doação de área, incentivos e apoio junto ao  INDI e ao Governo do Estado, que possibilitam a certeza de um bom negócio na implantação de atividades industriais e do agronegócios.

Camanducaia é um Município em franco desenvolvimento  e de portas abertas para o turismo, indústria e agropecuária.

Tanto Monte Verde como São Mateus de Minas  detêm hoje o status de Gestão Compartilhada que a atual Administração  Municipal lhe concedeu. Um modelo ímpar no Estado de Minas Gerais  e em reconhecimento a sua importância turística e agrícola no cenário nacional.

A Estrada Verner Grinberg que liga Camanducaia a Monte Verde em breve não será mais problema, a pavimentação asfáltica  que era um sonho hoje está se transformando em realidade. Compromisso do Governador Aécio Neves.

Novas lutas estão sendo empreendidas para que as demais estradas vicinais sejam asfaltadas e para tanto já realidade o Programa de Construções de Pontes de Concreto na zona rural, uma maneira ecologicamente correta.

A saúde vem sendo tratada com o zelo que merece, já que a meta é atingir 100% da população dentro do Programa Saúde em Casa (PSF) na zona urbana e rural.  Estão sendo construídas duas novas Unidades Básicas de Saúde (Distrito de São Mateus de Minas e Cruzeiro), reformadas as duas existentes (Distrito de Monte Verde e Camanducaia) e foi dada condição para o Pronto Socorro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sair do estado falimentar em que se encontrava.

Com o contrato com a COPASA, garantirá num futuro próximo o saneamento básico e água tratada em todo o Município. E, ao integrar o Programa “Minas sem Lixão” da Secretaria de Desenvolvimento Urbano temos a certeza de que este problema também está caminhando para ser solucionado.

Embora seja um dever do Estado, a segurança integra o Programa  da “Administração Parceira do Povo”, tanto que com recursos próprios está sendo construído um Quartel  para a Polícia Militar no portal, envidando esforço para a implantação de uma Delegacia da Polícia Civil e do Juizado Itinerante Especial de Pequenas Causas no Distrito de Monte Verde. No futuro este trabalho também atenderá o Distrito de São Mateus de Minas, sendo que a Patrulha Rural já é uma realidade no Município.

Todas estas medidas foram adotadas para dar ao turista, aos empreendedores, aos agricultores e aos camanducaienses um local além belo, seguro, com oportunidade de trabalho e  com qualidade de vida .

        

Venha nos visitar...

        

                                                   Célio de Faria Santos

                                                     Prefeito Municipal 

Rua Prof. Francisco Manuel do Nascimento, nº 15 - Cep 37650 - 000 Tel. (35) 3433 - 1307 | Logar no Portal | Webmail